Ensino Especializado

 

Problemáticas

A nossa atividade é dirigida a Alunos que para além de deficiências generalizadas de aprendizagem, são caracterizados, basicamente, por dificuldades de várias origens.

O nosso trabalho que tem como base a pedagogia do sucesso, implica, dada a diversidade das problemáticas que caracterizam a nossa população escolar, a uma busca permanente de novos recursos, novas soluções.

São crianças e adolescentes sem autoestima e autoconfiança, traumatizados pelo fracasso, que se sentem marginalizados e rotulados e que, pelos seus problemas, apresentam comportamentos extremos de apatia, profunda inibição ou agressividade e violência.

Apresentam patologias diversas tais como: Desarmonia evolutiva na vertente psicótica; Perturbações do Espetro do Autismo; Epilepsia; Perturbação da Linguagem/Comunicação; Deficits Cognitivos Moderados e Acentuados; Hiperatividade com Défice de Atenção e Perturbações dos Mecanismos Léxicos como dislexia, disgrafia, discalculia e disortografia; Síndromes diversas tais como síndrome de Down, síndrome de X Frágil entre outras.

Para além destas patologias existem outros fatores que levaram ao encaminhamento destes Alunos para o ensino especial tais como:

Problemas emocionais que têm como origem uma profunda desestruturação familiar; alterações complexas de comportamento/desenvolvimento, abandono escolar; níveis muito baixos de autoestima associados a grande inibição e insegurança; atraso global do desenvolvimento; dificuldades a nível da capacidade de concentração e estruturação de raciocínio; desorganização da personalidade e instabilidade afetiva muito marcada.

Partilhe este conteúdo