Ensino Especializado

 

Projecto Educativo

Não se pode dizer, com propriedade, que existe um "método" seguido exclusivamente no Centro de Pedagogia Terapêutica Bola de Neve.

Mais importante que um método, há acima de tudo como filosofia e maneira de estar subjacente a todo o nosso trabalho e à forma como encaramos o Ensino Especial. A preocupação constante do "reforço positivo" que tem como objectivo fazer despertar, cultivar e desenvolver a auto-estima que uma criança com insucesso escolar, que se sente diferente, rotulada e muitas vezes marginalizada, nunca sentiu ou já perdeu, faz parte da forma como lidamos diariamente com as dificuldades de aprendizagem dos nossos Alunos.

Problemas de comportamento simultâneos com insucesso escolar, tais como a agressividade, a passividade, a desconfiança, a apatia, o desinteresse, a hiperactividade e tantos outros, camuflam ou são consequência numa grande maioria de casos de sentimentos de fracasso, incapacidade e falta de confiança.

O "Método de Reforço Positivo", se assim se pode chamar, exige a mesma atitude e o mesmo espírito por parte de toda a equipa que trabalha com o Aluno. É imprescindível um relacionamento personalizado que implique amor, interesse, investimento, dádiva e aposta constantes, mas que, em simultâneo, transmita firmeza, estabilidade e confiança.

Temos também como objectivo preparar os nossos Alunos para a sua inserção na sociedade ajudando-os a desenvolver a sua personalidade e as suas capacidades, formando-os para valores éticos e sociais, desenvolvendo o espírito de cooperação e solidariedade que lhes permitirá uma participação activa e responsável na vida social e democrática.

Modalidades de Actuação Pedagógica

  1. Ensino integral em regime de semi-internato
    • Em turmas com adequações curriculares individuais destinadas a Alunos cujas dificuldades tornam necessário um atendimento a tempo inteiro que possibilite, sobretudo a curto, mas também a médio ou a longo prazo, a integração ou reintegração nos estabelecimentos de ensino regular onde prosseguirão a sua aprendizagem. Nestas turmas cumprem-se os programas oficialmente estabelecidos para o 1º. 2º. e 3º. Ciclos do Ensino Básico, com as adaptações, a individualização e o ritmo considerados necessários face às reais capacidades dos Alunos.
    • Em turmas de currículo específico individual destinado a Alunos que não têm, por um lado, e dada a sua problemática específica, capacidades para uma bem sucedida integração ou reintegração no ensino regular, nem, por outro, a idade e ou maturidade indispensáveis para conseguir o ingresso numa via profissionalizante.
  2. Sessões de reeducação prescritas a Alunos de outros estabelecimentos de ensino que, frequentando o ensino regular nas escolas oficiais ou particulares onde estão integrados, necessitam paralelamente de ensino especial individual, por uma equipa especializada na correcção de dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia e outros problemas de aprendizagem.
  3. Apoios pedagógicos especializados
    • Assistência reeducativa no domínio da língua materna (disortografias, dislexias, etc.).
    • Assistência em sessões individualizadas de recuperação (atraso escolar, etc.).
    • Terapia da fala em sessões individuais.
    • Actividades de carácter expressivo (no domínio da expressão plástica, corporal, dramática e rítmica).
    • Actividades de vida diária na escola e no exterior.
  4. Frequência de disciplinas incluídas no horário lectivo como componente curricular
    • “A.V.D.” - Desenvolvimento Pessoal e Social.
    • “Informática”
  5. Acesso à participação em iniciativas desenvolvidas pela Junta de Freguesia, Câmara Municipal ou outras entidades (concursos, actividades desportivas, etc.) que incentivam e favorecem a integração social.
  6. Contacto directo com o meio ambiente valorizando a observação da Natureza e a atenção à realidade circundantes (passeios, visitas de estudo, idas a espectáculos de cinema e teatro, exploração do bairro, aulas ao ar livre, etc.). conforme Plano Anual de Actividades.
  7. Participação nos projectos promovidos anualmente no Centro.

Partilhe este conteúdo