Ensino Especializado

 

Notícias

Propostas de atividades

02/02/2021
Neste período sem atividades letivas não deixamos de fazer propostas confinadas!

Deixamos algumas sugestões: 

1. Montar uma tenda dentro de casa. Se não puderem sair de casa, monte uma tenda no meio da sala e acampem ali mesmo! 

2. Fazer esculturas gigantes com plasticina caseira. Que artistas! 

3. Fazer desenhos a partir de recortes de jornal. A Inês do blog Mamã Recicla partilha connosco uma ideia tão simples e tão gira, que temos mesmo que experimentar em nossa casa: colar pedaços de papel de jornal em cartolinas e convidar os pequenos a completar o desenho! 

4. Artes manuais ecológicas. Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, já dizia Lavoisier, e é mesmo verdade. Já pensaram em dar nova vida a materiais recicláveis e fazer trabalhos manuais com as crianças? É muito divertido encontrar usos criativos para tampas e rolos de papel, apenas para citar alguns exemplos, além de que “meter as mãos na massa” é uma ótima alternativa para entreter as abobrinhas sem recurso a telemóveis, televisões ou até mesmo brinquedos. Podem fazer velas ecológicas, para dar cheirinho e luz ao outono, brinquedos reciclados, jogos de motrocidade fina… a imaginação é o limite! 

5. Arco-íris para medir a altura dos miúdos. Quem é que nunca se mediu numa régua de altura colada à parede? A Sofia Cotrim do blog O Mundo de Sofia sugere-nos fazer uma… cheia de cor! 

6. Fazer chuva colorida. Façam chuva às cores utilizando apenas um copo com água, com um pouco de espuma de barbear em cima e algumas gotas de corante alimentar. Observem o efeito das gotas a escorrer pela água, como se fosse chuva colorida, registem em fotografia e depois façam uma pintura inspirada nesse efeito. Vai ficar espetacular! 

7. Pintar. Podem dar-lhes liberdade criativa: basta oferecer papéis, canetas, lápis ou tintas, e os miúdos vão certamente entreter-se durante horas. Se preferirem, duas das nossas ilustradoras portuguesas favoritas disponibilizaram free printables para que as crianças possam colorir imagens incríveis: falamos da Violeta Cor de Rosa e da Ana Fonseca. 

 Mas para a semana, ainda que à distância, voltamos às atividade letivas!

Partilhe este conteúdo